quinta-feira, 1 de abril de 2010

REVIEW: CAÇADA PERIGOSA (Dangerously Close, 1986)


Caçada Perigosa, terceiro filme de Albert Pyun, desvia-se do imaginário cinematográfico de seu diretor sendo o único filme do início da carreira de Pyun a ter um universo contemporâneo, palpável, bem distante do mundo fantasioso de A Espada e os Bárbaros e Journey to the Center of the Earth ou os cenários pós-apocalípticos de Viagens Radiotivas e Cyborg. Pyun só voltaria a realidade novamente em 1991, com Kickboxer 2, seu décimo segundo trabalho.

Produzido pela Cannon Pictures, Caçada Perigosa investe no discreto filão “High School Movie” que teve grande força na década de 1980. Eram filmes bem populares, de gêneros variados, cuja trama geralmente se passava em colégios e os personagens eram estudantes e professores. O filme do Pyun é um thriller sobre um grupo de estudantes da escola Vista Verde que desenvolve uma maneira de “limpar” o campus dos maus elementos. Conhecidos como “sentinelas”, o grupo toca o terror em suas vítimas utilizando máscaras, armas, realizando uma verdadeira caçada humana em florestas isoladas.

O líder dos “sentinelas” é vivido por John Stockwell que volta a trabalhar com o diretor após Viagens Radioativas, só que além de atuar, também ajudou no roteiro



Embora tenha um teor fascista, o filme não se aprofunda no tema. A proposta de Pyun, segundo ele mesmo diz, era fazer um “high school movie” totalmente diferente do que era lançado na época. Para o bem ou para o mal, ele consegue. E mesmo trabalhando um universo concreto, a sensação é que se trata de um mundo a parte, onde jovens estudantes agem sem se preocupar com os seus responsáveis. De fato, a ausência de adultos numa trama desse porte é um dos aspectos mais interessantes do filme.

A direção segura e todas as escolhas visuais enfatizam a extrema criatividade na construção desse mundo ficcional concretista. E de quebra, ainda nos brinda com belas imagens - como na sequência em que Carey Lowell sai da piscina sob o olhar do protagonista com o céu crepuscular.


Outro exemplo claro é quando algumas vítimas dos “sentinelas” aparecem mortas. Cabe ao estudante Danny Lennox (J. Eddie Peck) resolver o caso, já que quase não vemos polícia agindo em lugar algum... Aliás, Peck se destaca com ótima presença encarnando o mocinho da trama. Infelizmente não fez nada mais interessante que Caçada Perigosa. Nem antes nem depois.

É um Pyun diferente, mas não deixa de ser tão divertido quanto seus melhores trabalhos.

Nenhum comentário: